1) O que são as estrias?
As estrias são uma cicatriz resultante da ruptura das fibras que dão sustentação e elasticidade à pele (colágeno e elastina). Estas fibras estão localizadas na derme (na camada profunda da pele).
As estrias devem-se, sobretudo, à distensão excessiva da pele ou a alterações hormonais (em particular na puberdade quando há picos de crescimento acelerado).
Qual a diferença entre estrias vermelhas e estrias brancas?
As estrias vermelhas são cicatrizes recentes. A cor avermelhada deve-se à permanência de sangue no local na tentativa de minimizar a lesão.
As estrias brancas são mais tardias (existem à mais tempo) e resultam da compactação e cicatrização das células o que torna o tecido fibroso. As estrias brancas são mais difíceis de “disfarçar” porque estão num estado muito avançado e a regeneração da pele da zona afetada é mais difícil.
2) Como prevenir as estrias?
Hidratar, nutrir e proteger. Uma boa nutrição é indispensável.
O ideal é prevenir o aparecimento de estrias. Hidratar e nutrir intensamente a pele impede que a superfície cutânea seque e que as camadas internas estirem demasiado.
Use e abuse de óleos como o óleo de amêndoas doces, de sementes de uva ou girassol e de cremes enriquecidos com óleos essenciais.
Aplique generosamente à noite, antes de se deitar, e faça uma massagem suave e ligeira. Insista nas zonas mais críticas: barriga, ancas, coxas, rabo e peito.
Evite banhos muito quentes que secam excessivamente a pele.
Beba muita água ao longo do dia pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros), para se manter bem hidratada.
Evite engordar demais e rapidamente, evite doces e gorduras da dieta e pratique exercício físico regularmente.
3) Como aplicar o creme?
O creme deve ser aplicado com movimentos rotativos:
Coxas: aplicar o creme no sentido ascendente, desde o joelho até à anca, por toda a perna.
Abdomem: aplicar o creme de baixo para cima no sentido dos ponteiros do relógio.
Seios: aplicar o creme do exterior para o interior, chegando até aos ombros.
Ancas e nádegas: aplicar o creme com uma massagem circular, cobrindo toda a zona.
4) Quais são as principais causas do aparecimento de estrias na gravidez?
A principal causa do aparecimento das estrias na gravidez é o aumento excessivo e repentino de peso. Se a mãe aumentar de peso para além dos limites recomendados para a gravidez, não mantiver uma alimentação saudável e não hidratar o corpo (em especial as áreas mais afetadas, como peito, barriga e ancas), a probabilidade de ter estrias aumenta.
As mulheres que engravidam mais cedo têm uma propensão maior a desenvolver estrias do que aquelas que engravidam a partir dos 35/40 anos.
5) Existe propensão pessoal para ter estrias? São hereditárias?
Sim, a propensão para as estrias pode ser hereditária. Algumas mulheres desenvolvem estrias mesmo com pouca distensão da pele. Se as mulheres da sua família têm estrias a probabilidade de ter este tipo de lesões aumenta. Mas não é uma regra.
Para além das questões hereditárias, os cuidados diários que dedica ao seu corpo e à sua pele condicionam a forma como a pele responde às oscilações de peso (em especial na gravidez e na puberdade). Se o seu peso for constante e mantiver a pele bem hidratada haverá menor risco porque a pele ganha a capacidade de se “esticar”.
Tratamentos Disponíveis:
Laser Co2 Fracionado;
Carboxiterapia;
HF Fraxx;
Fraxel;
Dermaroller;
Peelings Químicos;
Drug Delivery;
Intradermoterapia(Mesoterapia).
Atenção: O resultado do tratamento pode variar conforme o organismo da(o) cliente.